quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Valor diário ou VD


VD é a sigla que resume Valores Diários, ou seja, as quantidades de nutrientes que as pessoas devem consumir para ter uma alimentação saudável, em uma dieta de 2000 calorias. Para cada nutriente, o Valor Diário é diferente, pois cada um tem um papel na alimentação e deve ser consumido numa quantidade específica.

O percentual do VD (que aparece como %VD nas tabelas) é o quanto aquela porção de alimento contribui para atingir a necessidade diária daquele nutriente.

Por exemplo, se a recomendação de cálcio é de 1000 mg por dia e uma porção fornece 200 mg, isso quer dizer 20%VD.

As recomendações da ANVISA de VD dos nutrientes da tabela nutricional foram estabelecidas segundo os Valores Diários de Referência (VDRs) para carboidratos, proteínas, gorduras e fibras, e seguindo os valores da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para vitaminas e minerais. Os VDs, para uma dieta de 2000 calorias são:

- Carboidratos: 300 gramas
- Proteínas: 75 gramas
- Gorduras totais: 55 gramas
- Gorduras saturadas: 22 gramas
- Fibra alimentar: 25 gramas
- Cálcio: 1000 miligramas
- Ferro: 14 miligramas
- Sódio: 2400 miligramas


Um dos nutrientes que ainda não tem recomendação de Valor Diário para a tabela nutricional é a gordura trans e, por isso, aparece como “VD não estabelecido”. Mas a Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo dela não ultrapasse 2 g ao dia, numa dieta de 2000 calorias.

Os VDs devem ser utilizados para saber se aquele alimento contribui muito ou pouco para que a sua alimentação tenha a quantidade certa de nutrientes. Por exemplo, se um alimento fornece 30% de proteínas numa porção, ao longo do dia é indicado que você escolha outros alimentos para completar os 70% que faltam dentro do valor recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário