domingo, 31 de janeiro de 2016

Descarte correto de lixo

Quis compartilhar com vocês sobre isto porque a cerca de um ano comecei a regrar isto em minha casa.

Aqui nós temos o caminhão de lixo orgânico que passa recolhendo 2x por semana, e uma vez por semana passa o caminhão da Coleta Seletiva.

Eu separo embalagens limpas de plástico e de papel para que eles da Coleta Seletiva recolham uma vez por semana e vocês não tem noção de como o lixo reciclável é maior em volume em relação ao lixo orgânico. É importante destacar que nós devemos pôr o lixo reciclável numa sacola transparente ou translúcida, para que os garis vejam que é lixo reciclável ali dentro. Sacos pretos são proibidos.

Como organizo meu lixo? As cascas de verduras, restos de verduras e legumes eu coloco na minha horta. O óleo usado e velho coloco numa garrafa pet peneirado. Este, também é colocado junto ao lixo orgânico para que os garis recolham. Existem locais que buscam em sua casa e até trocam por detergentes líquidos, mas geralmente esta escolha é mais interessante pra restaurantes, pois você precisa de um certo número de óleo em litros.


No lixo reciclável coloco: jornais velhos, papéis limpos, como impressos pelo computador, envelopes, caixas de papelão, embalagens de garrafa pet, de manteiga, de produtos de limpeza (limpas), latinhas de alumínio, de leite em pó, fios e cabos, garrafas de plástico, copos de plástico. Recipientes de vidro também coloco, mas tudo numa sacola só e identificado. Coloque um papel identificando vidro, assim o gari evita o risco de se cortar.

Não pode-se colocar celulares, baterias, cds, fitas VHS, etiquetas e fitas adesivas, aquelas notinhas de supermercado que somem com o tempo, isopor, fralda descartável, absorventes, papéis sujos, espelhos, cristais, latas de tinta, etc.

É importante salientar que sempre devemos dar uma limpada nas garrafas e embalagens recicláveis, pois o resíduo orgânico prejudica a reciclagem.

Não separar o lixo não é desculpa pois mesmo nos locais onde não passa o caminhão de coleta seletiva, você pode separa-lo e colocar pra fora que sempre há catadores que pegam e vendem.

Enfim, me sinto bem melhor comigo mesma sabendo que estou contribuindo para um futuro melhor E você, como contribui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário