domingo, 31 de janeiro de 2016

Por que desapegar é importante pra sua casa?

Quando era mais jovem eu era bem bagunceira, mas isso me incomodava muito. Eu só não sabia como começar a me organizar.
Diziam que a organização começa aos poucos e as pessoas vão mudando aos poucos. BOBAGEM! Eu mudei radicalmente da noite pro dia e vou explicar como, e que é possível!

Duas coisas foram fundamentais nessa mudança radical: Anotações e Desapego. Tudo que eu precisava fazer, precisava comprar, precisava providenciar, era anotado. Tudo mesmo... até coisas que temos vergonha de admitir que precisamos fazer ou ter, era anotado. Na verdade, ainda é. Se você quer adotar essa técnica, comece anotando seus gastos, porque as contas acabam sendo mais importante que quase tudo. Geralmente me utilizo de duas listas: Coisas a Fazer e Coisas a Comprar.

E o segundo passo foi desapegar. Minha família é humilde financeiramente e sempre dividi um quarto e um guarda-roupa pequeno com minha irmã. A briga por espaço era constante, até eu resolver me desapegar das tralhas que tinha. O que é tralha?

Roupas que não me serviam mais (mas que eu tinha esperança que um dia voltasse a servir)
Bijuterias que eu não usava (admita: você tem várias mas sempre usa as mesmas, quando usa)
Cadernos e livros de matérias antigas da escola (como esta mudança ocorreu quando entrei na faculdade, certas matérias eu sabia que nunca mais iria ver na vida, e se visse, procuraria na internet)
Coisas que eu escondia por vergonha de exibir quando qualquer visita ia a minha casa
Coisas que eu não usava a mais de um ano
Coisas que, se eu precisasse usar, eu teria que comprar um novo
Coisas que estavam ruins e embora já tivessem sido consertadas, estavam ruins novamente


Enfim, este foi meu critério do que era considerado tralha. Pra mim aconteceu de um jeito radical mas bem natural, porque não foi sofrido.
Noto que a maioria das pessoas de capital financeiro mais baixo como eu, tem pena de jogar as coisas fora, principalmente os homens. Engana-se quem pensa que nós mulheres somos vidradas em dinheiro: o homem é um ser materialista demais. Ele guarda coisas que nunca usa, por pena de jogar fora. Acho que por ser fruto de seu trabalho, deve dar valor. Mas saber a hora de abrir mão também é dar valor: dar valor a seu lar!

Enfim, espero que estas dicas ajudem vocês no seu dia a dia de como se organizar melhor. Se tornar uma pessoa organizada é fácil, só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário