domingo, 31 de janeiro de 2016

Saiba o que fazer se alguém da sua família for picado por um escorpião


Você sabe como proceder se alguém da sua família (ou você mesmo) for picado por um escorpião? 

1- Lave o local da picada com água e sabão, depois faça uma compressa com água morna, em seguida, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua residência;

2- Se possível, capture o animal para posterior identificação;

3- Não impeça a circulação sanguínea, corte ou perfure ao redor da lesão;

4- Não coloque folhas ou pó de café no local do ferimento.

Quando a pessoa picada chega ao centro de saúde, recebe apenas um medicamento para aliviar sua dor, pois o organismo consegue se livrar da toxina do escorpião naturalmente, a picada só leva à morte se a pessoa tiver uma reação grave, causada por uma predisposição do corpo, como um problema no pulmão, por exemplo. Pesquizas explicam que os idosos e crianças são considerados o maior grupo de risco.

Por isso, cada caso é analisado no serviço de saúde. Se a pessoa tiver reação, recebe um soro antiescorpiônico, que neutraliza as toxinas do veneno circulante no corpo.

Esse soro está disponível na rede pública de saúde. A espécie mais perigosa nas grandes cidades é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e a melhor maneira de evitar a visita desses aracnídeos é manter os lugares limpos e livres de entulhos. No quintal de casa, evite o acúmulo de telhas ou de tijolos, por exemplo. “Se perto da casa tiver algum terreno baldio, peça para que a prefeitura providencie a limpeza do local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário