terça-feira, 29 de março de 2016

O sofá certo

Dicas para não errar na escolha da peça chave para a decoração da sala.


Aconchego, conforto e beleza. Um bom sofá precisa reunir pelo menos essas três características. Porém, como cada casa é uma casa e tem suas necessidades específicas, é bom ficar atenta na hora da escolha do móvel. “Existem diversos tipos de estofados no mercado. Um com certeza pode ser melhor para determinada pessoa ou função. Vale analisar a resistência, faciliade de limpeza, temperatura do tecido, delicadeza. Para cada caso, há uma opção que será ideal”, afirma a decoradora Roberta Nicolau. 

A peça, que normalmente ocupa boa parte da sala, precisa ser escolhida a dedo. Nem sempre escolher a versão mais em conta é um bom negócio. “Se você procura um sofá resistente e prático para manutenção, sugiro o sofá de couro natural. Não esquenta, é fácil de limpar e manter. Além de garantir um aspecto de novo por muito tempo. Porém, o investimento será alto, já que o couro é bem mais caro que os demais tecidos”, afirma a decoradora. 

Quem tem pouco espaço em casa e mesmo assim não abre mão de um ambiente aconchegante para assistir TV e receber as visitas, pode ficar sossegado. “É só optar por um sofá mais compacto. Existem vários modelos sem braços bem interessantes no mercado. O lado ruim dessas peças é que às vezes não possuem o mesmo conforto da tradicional, mas você pode mesclar os dois tipos em versões menores. Sofás-camas também são interessantes nesse caso”, comenta. 

Quando o orçamento para decoração está curto, invista um pouco mais na beleza do sofá e conquiste um ambiente bonito, sem gastar tanto. “Se você tem um sofá de cor clara, uma dica é apenas trocar a capa do estofado por uma versão estampada ou de cor mais viva: você vai perceber uma grande diferença. Outra possibilidade é investir em novas almofadas ou colocar uma manta bonita por cima. Isso dá outra cara”, diz a decoradora. Na dúvida do que comprar, escolha o clássico. “Tons neutros são sempre mais fáceis de combinar. Palha, marfim e cinza claro são versáteis e você pode brincar com almofadas coloridas e estampadas”, dá a dica. 

Em casas com crianças, o sofá costuma se deteriorar rapidamente, já que elas brincam e derramam alimentos em cima do estofado o tempo todo. “Para resolver esse problema, invista num móvel com forro removível e mande fazer uma capa extra. Assim, você pode alternar cores e mantê-lo sempre limpo. Estampas e tons escuros escondem mais a sujeira. Outra opção é utilizar um produto impermeabilizante sobre o tecido escolhido”, afirma Roberta.

Fonte: www.bolsademulher.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário