Quem trabalha muito tempo sentado tende a ficar com as pernas inchadas e tem maiores probabilidades de desenvolver varizes, especialmente atrás dos joelhos e, para evitar este problema, pode-se colocar alguns livros empilhados debaixo dos pés, para evitar o acumulo de líquido nos membros inferiores.
Mas a má circulação também pode ter outras causas e consequências e poderás aprender um pouco mais sobre o problema mais em baixo e até o que fazer para resolver
Como evitar a má circulação
Para evitar a má circulação das pernas, deves:
Levantar a cada 2 horas e dar uma caminhada de pelo menos 5 minutos, seja para ir ao wc ou para beber um copo de água;
Praticar atividade física com regularidade, que dure, pelo menos, 1 hora, 3 vezes por semana;
Colocar uma almofada alta, para manter os pés mais elevados que o resto do corpo;
Beber pelo menos 2 L de líquidos durante o dia, como água, leite e sumos naturais;
Evitar alimentos ricos em sal, como salgados ou embutidos;
Fazer uma massagem nas pernas ao final do dia ou realizar fazer drenagem linfática;
Usar roupa confortável e que não seja apertada, evitando cintas, cintos justos e sapatos apertados.
Em alguns casos o médico pode indicar o uso diário de meias elásticas que melhoram a circulação, pois ajudam o sangue a voltar ao coração. Além disso, pode ser necessário fazer drenagem linfática ou tomar remédios para diminuir o inchaço, como Lasix, por exemplo.
Além disso, alguns exemplos de remédios caseiros que pode ser preparado e tomado em casa para melhorar a circulação é a ingestão de frutas ou vegetais como castanha da índia, beterraba, laranja e toranja ou carqueja, podendo ser comida ou tomada em forma de chá sem açúcar ou sumo natural.
Quando ir no médico
Se os sintomas de má circulação, como pés inchados e frios, permanecerem por mais de 3 meses é importante marcar uma consulta no cardiologista para indicar o tratamento mais específico para o problema, pois a má circulação, principalmente das pernas, se não for tratada corretamente pode provocar situações mais graves, como mau funcionamento do coração.
Dra.Ana Luiza Lima(Cardiologista
fonte: www.soparamulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário