segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Volta às aulas: dicas de lanches saudáveis para as crianças!


Fevereiro acabando e, com ele, as férias escolares também se vão! Março chega e com ele volta a rotina de arrumar a mala da escola, dar banho, colocar uniforme, ajudar na lição de casa e preparar a lancheira! Para muitas mães, a última é a tarefa mais complicada: precisamos encontrar o equilíbrio perfeito entre algo que seja prático para levar na lancheira, fácil de preparar e, o mais importante: saudável e nutritivo!

Montar uma lancheira que seja saudável, nutritiva e ainda por cima apetitosa para os pequenos é uma tarefa que requer muita criatividade! Precisa inspiração para não cair na monotonia de mandar sempre o mesmo lanchinho! Para te ajudar nessa tarefa, reunimos algumas dicas super legais para que preparar a lancheira das crianças seja uma gostosura só!

Assim como as refeições feitas em casa são nutritivas e bem elaboradas, o lanche da escola também deve ser, afinal, é mais uma das refeições do dia de seu filho!

“De uma maneira geral, ela deve levar um alimento de cada grupo alimentar, ou seja, uma fonte de proteína (iogurte, queijo, leite), uma fruta (tanto in natura quanto o suco sem açúcar) e um carboidrato (pães e cereais)”, sugere a nutróloga Elisabete Almeida, diretora do programa Meu Pratinho Saudável (SP).

Comprar os itens da lancheira no supermercado tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, uma vez que as opções levam cada vez mais açúcar e sódio em sua composição!

Para começar, segundo a opinião de muitos nutricionistas, os pais podem (e devem!) pedir a opinião dos filhos na hora de montar a lancheira! Você pode se surpreender com as sugestões que os pequenos podem dar!


Uma opção bem aceita pelas crianças, fácil de ser preparada e saudável são sanduíches com pães integrais! Dê preferência aos pães integrais e aos que contenham aveia, farelo de trigo integral ou linhaça em sua composição! Esses ingredientes contribuem para o funcionamento do intestino e são muito saudáveis! Para rechear, queijo branco e creme de ricota são boas opções! Para um recheio mais elaborado (e nutritivo), que tal colocar também cenoura raladinha, alface e tomate?

Para beber, você pode alternar as opções, sempre que possível! Isso evita que a criança enjoe! Sucos naturais, água de coco, água e leite fermentado são boas opções para o lanche!

Para complementar, frutas são sempre bem vindas! Prefira frutas que não contenham casca (como uvas e morangos) ou fáceis de descascar (como bananas!). Para as demais, uma opção é mandá-las em potinhos, já cortadas e descascadas! Opte por cortar com facas de cerâmica: isso evita que elas oxidem e fiquem escuras!

Bolos caseiros também são uma ótima opção de lanche: bolo de cenoura, mandioca, milho… Aproveite para usar os ingredientes mais fresquinhos e saudáveis para que a lancheira do seu filho fique irresistível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário