segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Mantenha suas toalhas fofas, cheirosas e felpudas

Depois de uma demorada e relaxante ducha, ninguém merece se secar numa toalha úmida e fedorenta ou vestir um roupão áspero, não é mesmo? Para que seu banho não vire um momento desagradável, é preciso tomar alguns cuidados na lavagem e no armazenamento dessas peças. Assim, elas estarão sempre cheirosas e felpudas.

Para evitar mau cheiro, as dicas dos fabricantes são simples: troque as toalhas e os roupões do banheiro após cinco usos e, ao fim de cada banho, coloque-os para secar em local arejado, mantendo-os bem abertos. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias, o que ocorre quando as peças ficam penduradas no box de banheiro.

A lavagem pode ser feita à mão ou à máquina, em ciclo leve. Use pouco sabão em pó, para as peças não ficarem ásperas e endurecidas. Não aplique produtos com cloro e evite o excesso de amaciante. A solução pode ser substituída por vinagre branco, que não deixa cheiro, elimina impurezas e bactérias e amacia as fibras do tecido.

Sacuda bem as toalhas e os roupões antes de pendurá-los para secar no varal. A secagem pode ser feita ao sol, mas tome cuidado para não exceder o tempo de exposição, o que pode desbotar ou ressecar as peças.

Tire suas dúvidas:

1 - Que cuidados deve-se tomar na primeira lavagem de toalhas ou roupões?

Não faça uso de amaciante, pelo menos, nas três primeiras lavagens. Indica-se lavar peças mais grossas, no mínimo, três vezes seguidas antes do primeiro uso, para soltar o excesso de fibras do tecido e deixá-las mais macias ou deixar-las de molho com 3 colheres de bicarbonato de sódio por um tempo e depois lavar normalmente.

2 - Qual é a melhor forma de guardar toalhas de banho, rosto, piso e roupões?

As peças devem ser guardadas em locais arejados, de preferência ambientes ventilados e que não tenham nenhum contato com paredes de alvenaria. Essas estruturas retêm umidade, que pode ser absorvida pelas toalhas.

3 - Deve-se tomar algum cuidado especial na lavagem de peças bordadas ou com aplicações?

Recomenda-se lavar toalhas e roupões bordados em ciclo suave da máquina de lavar, evitando o uso de amaciante em excesso. Também deve-se ter cuidado ao passar as peças, pois o bordado forma um relevo que pode danificar o tecido, caso seja usada uma temperatura superior à indicada, podendo ainda aderir resíduos do ferro.

4 - Qual é a forma mais indicada para passar toalhas e roupões?

As peças não devem ser passadas com ferro a vapor, que umedece toalhas e roupões que são guardados dobrados, fazendo aparecer, a longo prazo, bolor ou mofo.

5 - Há alguma dica para remover manchas dessas peças?

Deve-se sempre verificar nas etiquetas das peças que produtos de limpeza podem ser usados. Os mais comuns são os clorados, que nem sempre são indicados, pois podem danificar o tecido. Resíduos de sabão em contato com amaciante formam borras que grudam nas toalhas, deixando-as acinzentadas. Se for necessário, enxague-as mais de uma vez, até eliminar todo o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário