segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Como lavar roupas coloridas


Quem não tem muita intimidade com a rotina de limpeza da casa pode ter dificuldade na hora lavar e secar roupas. Como saber quais cores e tecidos têm de ser lavados separadamente? A pré-lavagem é ou não necessária? Qual peça vai na máquina e qual deve ser lavada à mão? 

- Separando as peças

As roupas têm de ser separadas de três formas: por tecido, por cores e por nível de sujeira. Comece separando as peças delicadas, pois estas devem ser lavadas à mão. No geral, roupas íntimas, de lã e seda não podem ir à máquina, bem como bordados e rendados. O ideal é sempre verificar na etiqueta. Em seguida, separe as roupas que serão lavadas na máquina em três categorias: as claras, incluindo branco, bege, cinza e cores bem claras, cores escuras, como preto e azul marinho, e cores intermediárias. É preciso lavar cada grupo separadamente. Por fim, recolha as peças que estão muito sujas, como meias encardidas ou calças sujas de barro: estas precisam ficar mais tempo na máquina ou passar por uma pré-lavagem.

- Saco protetor

São sacolinhas de poliéster furadas feitas para proteger as roupas na máquina de lavar. O objetivo não é proteger peças delicadas que só poderiam ser lavadas à mão, mas sim tecidos que podem ser lavados na máquina, mas por algum motivo precisam ser isolados. “Um shorts jeans desfiado, por exemplo, se ficar solto na máquina, corre o risco de desfiar ainda mais e estragar. O melhor é colocar dentro da sacolinha. Ela também pode ser usada para armazenar toalhas de banho, que soltam muito pêlo”, explica a especialista.

- Pré-lavagem

Quando a roupa está muito suja ou manchada, o ideal é realizar uma pré-lavagem à mão. “A máquina é coadjuvante da limpeza, ela não dá conta de tirar toda a sujeira. Aquelas que têm abertura em cima ainda batem mais a peça e conseguem eliminar algumas manchas, mas as de abertura frontal não”. No caso das meias, por exemplo, a indicação é deixa-las de molho em uma mistura de água e sabão líquido concentrado e, em seguida, esfregar. “Deixar de molho por muito tempo só no sabão em pó não é bom, porque a sujeira sai da roupa e fica na água”, explica. Se a mancha for específica, você pode aplicar produtos industrializados ou soluções caseiras antes da lavagem.

- Alvejante e amaciante

É importante frisar que cândida é desinfetante, e não alvejante, e é proibida para qualquer tipo de roupa. “O alvejante sem cloro e à base de oxigênio pode ser usado para remover manchas. Se não houver manchas, não há a menor necessidade de acrescentá-lo à lavagem”, afirma. Já o amaciante pode ser usado sempre, mas somente na quantidade indicada, senão as peças ficam engomadas. “As roupas de banho, por exemplo, podem ficar menos absorventes, porque o amaciante contém gordura”. “E lembre-se que o produto serve para amaciar a roupa, e não para deixá-la cheirosa. Se você quiser dar um cheirinho a mais, use spray de roupa antes de passar”, recomenda. Para as lavagens à mão, o amaciante é dispensável, uma vez que os sabões já cumprem esse papel. E para as pessoas alérgicas, o vinagre branco é um bom substituto ao amaciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário