segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Como secar cada tipo de roupa


Quem não tem muita intimidade com a rotina de limpeza da casa pode ter dificuldade na hora lavar e secar roupas. Colocar a peça para secar do jeito errado pode danificá-la, desbotando ou até mesmo alargando a roupa. 

Pendurando no varal

Depois de lavar suas peças, é hora de colocá-las para secar – e, para isso, há alguns truques. As roupas feitas de Jersey (popularmente conhecidas como malha fria) devem ser penduradas na horizontal. “Se for pendurada ‘em pé’, a água desce e faz peso, e a roupa pode crescer um ou dois números”. O mesmo vale para peças de lã em geral.


Peças coloridas não devem ser postas para secar ao sol. 

Camisas e camisetas podem ser penduradas em cabides, o que ajuda a economizar espaço no varal e evita marcas de pregadores. Já as roupas coloridas não devem ser penduradas ao sol, pois desbotam. Se for inevitável, a recomendação é deixá-las ao avesso e pelo menor tempo possível.

O varal de ferro é o mais resistente. Ele deve ser emborrachado ou feito de metal pintado, e precisa ser limpo uma vez por semana. “Um paninho com detergente diluído em água já faz o trabalho”. Os varais de corda pegam pó muito facilmente e são mais difíceis de limpar. Já os de fio simples, sem revestimento, enferrujam e manchas as roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário