terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Carne na panela de pressão


Essa é uma peça inteira de coxão duro ou lagarto plano, limpo, sem gordura, de mais ou menos cinco quilos. Mas, vou passar a receita para um quilo de carne. Quem for fazer mais de um quilo, é só multiplicar. Então vamos lá:

- 1 k de carne (lagarto plano ou coxão duro, é a mesma carne)


- 1 envelope de sopa de cebola. Não pode ser creme de cebola


- 1 lata de Caracu (pode ser uma garrafinha). Só pode ser Caracu


- 1 lata de Pomarola (qualquer sabor) 
Obs: use essa lata como medida de água


- 1 lata de Pomarola de água. (Aqui eu usei um copo, mas tem que ser a latinha de pomarola


- Azeitonas sem caroço a gosto


- Sal (comum ou marinho) a gosto, mas lembre-se que já tem sal na azeitona, na sopa de cebola e no Pomarola. Use só um pouquinho.


A carne pode ser colocada na panela de pressão inteira ou em pedaços, de acordo com seu gosto. Assim fica mais fácil das pessoas se servirem.
Após a panela começar a chiar, conte uma hora e desligue o fogo, mas não abra a panela. Faça à noite e deixe a panela esfriando até o dia seguinte. Na hora do almoço, abra a panela e veja se a carne está cozida. Coloque mais um copinho de água, misture e aqueça. Pode ser por mais 15 minutos na pressão novamente.


Olhem que delícia! Não tem quem não goste.

Pode ser servida com arroz branco, com angu molinho, com massas, enfim, até com pão francês, como cachorro quente gourmet. Se for o caso, retire a carne da panela mas deixe o molho lá. Pique linguiça calabresa fininha, já sem pele, e coloque na panela com o molho do cozimento da carne, coloque mais um ou dois copos de água, cozinhe na pressão por meia hora. Enquanto isso, desfie a carne grosseiramente, junte tudo e ferva. Sirva no mini pão francês. Fica delicioso. Pode incrementar com curry, cominho e uma pimentinha branca moída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário