sábado, 21 de dezembro de 2013

Carne recheada é uma gostosura!



Da escolha da peça ideal até os passos para recheá-la, aprenda todas as etapas para preparar esta delícia

Quer fazer um almoço especial, mas está em dúvida sobre o cardápio?
Uma saborosa sugestão é a carne recheada. Escolha uma peça sem osso – pode ser carne bovina, suína ou de frango – e invente recheios diferentes, como farofas, virados, legumes, verduras, queijo, ovos cozidos, bacon ou linguiça. Veja como é fácil preparar esta gostosura!


Os melhores cortes:
- Carne suína: pernil e lombo.

- Carne bovina: picanha, lagarto, filé-mignon, coxão duro, alcatra e maminha.

- Frango: inteiro e peito.

Para rechear a peça inteira
1º passo: Sobre uma tábua de cozinha, e com uma faca bem afiada, retire o miolo da peça. Use a parte retirada no preparo do recheio ou para fazer croquetes e bolinhos. Se preferir, em vez de retirar o miolo, apenas faça um furo no meio da carne, atravessando-a no sentido de seu comprimento, de um lado a outro, mas com cuidado para não romper a outra extremidade. A peça deve ficar como uma bolsa.

2º passo: Coloque o recheio na cavidade.

3º passo: Junte as extremidades e feche com palitos de dente. Em seguida, passe um barbante de algodão entre os palitos, em zigue-zague, como se estivesse costurando a carne. Arremate com um nó e corte a parte que sobrar do barbante.

4º passo: Asse ou cozinhe a carne.

Para rechear como rocambole:
1º passo: Abra a peça em manta – ou peça para o açougueiro abri-la.

2º passo: Distribua o recheio e enrole a carne como um rocambole.

3º passo: Passe o barbante em volta da carne, no sentido do comprimento (de ponta a ponta), amarre bem e corte. Em seguida amarre outro pedaço de barbante, na circunferência da carne, na parte central do rolo. Dê dois nós e corte as pontas. Vá repetindo o processo, amarrando pedaços de barbante a cada 2 centímetros para que o recheio não escape durante o preparo.

4º passo: Asse ou cozinhe a carne.

Dicas espertas:
- Se a peça de carne for grande, deixe-a marinar por 24 horas para que absorva os temperos. Para carnes vermelhas, a marinada de vinho tinto, alho, alecrim, tomilho e louro fica uma delícia!

- Para que a carne magra não resseque, antes de levá-la ao forno, cubra-a com papel-alumínio. Depois de assada, retire o papel e asse mais um pouco para que fique dourada.

- Sele a carne, tostando rapidamente sua superfície antes de assá-la. O suco e a maciez serão preservados.

- Seja no forno ou na panela, quando o líquido do cozimento secar, acrescente um pouquinho de água ou caldo de carne, aos poucos, até finalizar o cozimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário