sábado, 21 de dezembro de 2013

Supermercado nota 10!



No supermercado, é importante observarmos bem os alimentos expostos nas gôndolas, as embalagens, as datas de validade e as condições de conservação para garantirmos a compra de um produto apropriado para o consumo, ou seja, que não esteja deteriorado, com cheiro, sabor e cor diferentes do esperado. Assim, preste atenção às características dos seguintes alimentos:

- Enlatados (azeite, óleo, molho de tomate): Não compre latas amassadas, estufadas ou enferrujadas.

- Alimentos embalados em caixas (cereais, massas secas etc.): Não compre se as caixas estiverem furadas ou úmidas.

- Alimentos em embalagem de vidro (palmito, azeitona etc.): Não compre se a tampa estiver enferrujada ou o líquido, turvo.

- Refrigerados (massas frescas, patês etc.): Verifique se há excesso de líquido nas embalagens dos produtos. Se houver, não compre, pois isso indica a ocorrência de variações de temperatura durante a conservação.

- Alimentos embalados a vácuo (salsichas, lingüiças, frios fatiados): Verifique se a embalagem adere totalmente ao produto. Caso tenha entrado ar ou esteja estufada, não compre.

- Queijo: Descarte se houver presença de mofo, mau cheiro ou alteração da cor.

- Leite e iogurte: Não compre se a embalagem estiver amassada, estufada ou o lacre de vedação, descolado.

- Carne bovina: Em bandeja, deve ser vermelha, brilhante, com consistência firme e elástica, sem manchas escuras ou esverdeadas. A gordura deve ter cor amarelo-clara, semelhante à tonalidade da manteiga. A bandeja não deve apresentar excesso de sangue. Se estiver pingando, não compre. Caso prefira embalagens a vácuo, escolha um corte com a cor amarronzada (esta alteração da cor, normal, é causada apenas pela ausência de oxigênio dentro da embalagem).

- Carne de frango: Deve ter consistência firme e elástica, bem aderente aos ossos, e cor ligeiramente rosada. Não compre se a embalagem estiver danificada, com excesso de água, gelo ou sangue.

- Peixe: Deve ter carne branca ou rosada, escamas bem presas ao corpo, guelras avermelhadas e com brilho, olhos brilhantes e sem manchas. A carne, quando pressionada com o dedo, não pode deixar uma marca afundada. E fique atento: o cheiro deve ser de maresia, e não de “peixe”.

- Carne suína: Deve apresentar coloração vermelha ou rosa pálido. Verifique na embalagem a presença do selo da Vigilância Sanitária.

- Ovos: Não compre caso a casca apresente rachaduras ou coloração escura.

- Frutas: Devem estar firmes e sem sinal de apodrecimento, bolor ou furos, pois isso pode representar contaminação por algum organismo.

- Biscoitos e chocolates em barra: A embalagem amassada significa que a forma de armazenamento não foi adequada e o produto pode estar quebrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário