terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Arroz maravilha!





O arroz é básico na refeição do brasileiro. No almoço ou no jantar, lá está ele, parceiro perfeito do feijão, da carne assada, do franguinho de panela. Mas apesar de estar sempre presente, o arroz é especial! Fácil de preparar, versátil e delicioso, ele vai bem como prato principal, acompanhamento e até sobremesa. Descubra como aproveitar melhor esse ingrediente. 

Para sua receita dar certo
- Prepare o arroz com a panela semitampada para que os grãos fiquem macios, soltinhos e saborosos. 
- Acrescente água quente no preparo. A água fria retarda o cozimento. 
- Depois de pronto, deixe o arroz descansar por alguns minutos antes de servir. Solte os grãos com um garfo, delicadamente, e coloque na travessa.
- Se você se esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Retorne a panela ao fogo até secar todo o líquido.
- Acrescente 1 colher (chá) de limão durante o cozimento. O arroz ficará leve e soltinho. 

Facilite sua vida
Congele as porções: Prepare uma quantidade maior de arroz, coloque em pequenas vasilhas, espere que esfrie e congele. Retire do freezer apenas a quantidade que você vai usar no dia. Para esquentá-lo, use o micro-ondas ou aqueça no vapor. Os grãos ficam soltinhos e saborosos, e você economiza tempo na cozinha!

Desperdício zero!
- Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá-lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água ferver durante alguns minutos para que o vapor deixe o arroz bem quente e soltinho.
- Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela, ainda quente e com vapor, dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos, o cheiro de queimado desaparecerá. Mas atenção: tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

- Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, coloque uma fatia de pão seco dentro. Os grãos ficarão secos e soltinhos.

Para dar mais sabor
- Acrescente à receita cenoura ralada, pimentão em cubinhos, milho em conserva, ervilha fresca ou cubos de queijo quando o arroz estiver quase seco. E depois de finalizado o cozimento, polvilhe salsa picada. 
- Dê um toque de sabor ao risoto: acrescente um pouco de cravo-da-índia ou canela em pó ao tempero. 

- Acrescente rodelas de salsicha ou linguiça calabresa, cubos de frango defumado ou peito de peru à sua receita e deixe-a ainda mais gostosa. 

Um toque de charme

- Coloque o arroz cozido em uma fôrma de furo central – usada no preparo de pudins – e, com uma colher, pressione bem a superfície. Vire-o em uma linda travessa, salpique salsinha picada ou queijo ralado e sirva. Se quiser porções individuais, substitua a fôrma por uma xícara de chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário