quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Está liberado............ hehehehehehe, viva!!!!!! Você pode comer de tudo. Basta ter equilíbrio!


Para se alimentar de forma saudável você não precisa abrir mão dos seus pratos preferidos. Basta comê-los com prazer e moderação! 

Tem coisa mais gostosa do que reunir amigos e parentes ao redor da mesa para saborear uma refeição deliciosa? Realmente, comer é um dos grandes prazeres da vida! E, ao contrário do que muita gente imagina, para manter a saúde e o bem-estar não é preciso abandonar de vez os alimentos mais calóricos. Basta controlar a quantidade e a frequência com que eles farão parte das refeições. Ou seja, você pode curtir a pizza com os amigos ou se deliciar com um cremoso pudim de leite, uma vez ou outra, e ainda assim manter uma alimentação saudável e nutritiva. O segredo está no equilíbrio. 

3 atitudes para um cardápio balanceado: 
Uma alimentação saudável pode ser deliciosa e repleta de nutrientes que estimulam hormônios relacionados ao bem-estar.

1- Inclua alimentos variados e nutritivos no prato, e prepare-os de maneira saborosa e atraente.

2 – Coma de tudo, sem se privar do que gosta, porém com moderação. Esta atitude reduz a ansiedade e melhora o humor. Por exemplo, na feijoada do final de semana, coma o arroz, o feijão, as carnes, mas sem exagero. E inclua no seu prato a couve, a laranja, a salada,... 

3- Faça da refeição um momento de prazer, saboreando cada garfada, mastigando bem os alimentos e deliciando-se com a textura e o gostinho de cada alimento. 

Equilíbrio no prato
Uma refeição, seja de café da manhã, almoço ou jantar, para ser balanceada deve incluir três grupos de alimentos principais:

- Carboidratos saudáveis: Batata, mandioquinha, e cereais, como aveia, trigo, arroz, sejam eles puros ou em receitas de pães, massas, purês, ou cremes. Se consumidos com pouca gordura e na versão integral, rica em fibras, podem ser fortes aliados no controle do peso e no funcionamento do intestino. Além disso, são naturalmente fonte de energia para o seu corpo.

- Proteínas magras: Peixes, como o atum e o salmão, além do peito de frango sem pele, carne bovina magra, peru, laticínios com teor reduzido de gordura, e principalmente as proteínas vegetais, como a lentilha, a ervilha, o feijão e a soja.

- Legumes, verduras e frutas: Verde, roxo, amarelo, vermelho, laranja e branco, deixe seu prato bem colorido. Quanto mais variadas as cores, mais variedade de nutrientes você terá no prato. E fique atenta ao modo de preparo, evitando o excesso de sal e gordura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário