quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Genteeeee chegou o verãoooo....... uhummmmmmmmmmm!!!! Então no verão, aposte nos alimentos leves!



Você já deve ter notado que sente mais sede durante o verão. A explicação é simples: nos dias de calor a temperatura corporal aumenta e, para mantê-la estável, transpiramos, eliminando principalmente água, entre outras substâncias. E é justamente por isso que a atenção com a ingestão de líquidos precisa ser redobrada neste período do ano. Além disso, o consumo de alimentos leves, de fácil digestão, proporciona sensação de bem-estar e disposição.

Comece bem o dia:
A primeira refeição deve ser reforçada para que o corpo tenha a energia necessária para iniciar o dia. Por isso, o ideal é consumir sucos naturais, frutas, pães integrais com queijo branco, peito de peru, iogurte com cereais, como granola ou aveia. Duas a três horas depois, faça um lanche. Coma, por exemplo, uma fruta ou algumas torradas com requeijão e um suco ou chá bem gelado.

Refeições leves e saborosas:
Que tal uma saladinha para o almoço? Consuma à vontade folhas verdes e legumes, alimentos leves e ricos em fibras, vitaminas, minerais. Quanto mais colorido for seu prato, melhor! Mas atenção aos temperos: evite os molhos prontos à base de maionese, muito pesados. Para dar sabor, use azeite, limão, vinagre, molhos à base de mostarda e iogurte, e ervas, temperos e condimentos naturais, como alho, cebola, manjericão, orégano, salsinha etc.
E, como uma refeição só está completa se incluir alimentos de todos os grupos alimentares, nada de dispensar as proteínas e carboidratos. Por isso, complemente seu prato com uma porção de arroz integral e leguminosas, como feijão, grão-de-bico ou lentilha. E, quanto às proteínas, prefira as opções magras, sejam de carne bovina, aves ou peixes – que são mais facilmente digeridas. Varie a forma de preparo, entre cozidos, grelhados e assados, e evite as frituras.
Quando sentir vontade de comer um doce, opte pelas frutas ou doces à base de frutas. Outras opções refrescantes e saudáveis são sorvetes e picolés de frutas, saladas de frutas, gelatinas ou flans de frutas.

Hidratação em dia:
Para driblar a maior perda de líquidos, é importante beber água mesmo sem sentir sede. Quando a sensação de sede vem, é sinal de que o corpo já está um pouco desidratado. Por isso, é bom ter sempre uma garrafinha de água com você. O ideal é tomar, em média, de 6 a 8 copos de líquidos por dia. E, quando fizer exercícios, não se esqueça de aumentar esse consumo. Para manter-se hidratado, facilite a ingestão de líquidos, consumindo água pura, água de coco, chás e sucos de frutas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário