sábado, 21 de dezembro de 2013

Pimentas do bem



Ardidas ou suaves, elas dão um toque especial ao prato. E, assim como as especiarias e as ervas, realçam o sabor das receitas que, por isso, levam menos sal na preparação – uma ótima opção para quem quer cuidar da saúde! Conheça algumas espécies de pimentas e faça bom uso delas na culinária.

Malagueta: Popular, possui sabor forte e é utilizada principalmente na culinária baiana. Vai bem com carne de porco, acarajé, molho de feijoada e moquecas de peixe.


Pimenta-de-cheiro: Suave e saborosa, é ótima no preparo de carnes, peixes e frutos do mar.


Dedo-de-moça: É muito saborosa, mas recomenda-se retirar as sementes antes de usá-la, para amenizar o ardido. Combina com molhos de massas, risotos e pratos com camarão.

Jalapeño: Não é muito ardida. Pode ser usada em pratos típicos brasileiros, principalmente nos peixes.

Você sabia?

Depois do sal, a pimenta é o condimento mais usado no mundo para dar sabor a diferentes pratos, principalmente nos países tropicais. E desde que usadas com moderação, elas fazem bem à saúde, pois ajudam no controle do colesterol e da pressão arterial.

Pimenta em conserva é uma delícia!

Ingredientes

300 g de pimenta de sua preferência

300 ml de vinagre de álcool branco

2 colheres (sopa) de sal

Folhas de louro a gosto

Dentes de alho a gosto

Você vai precisar de

1 vidro com capacidade para 500 ml com tampa de boa vedação

Modo de preparo

Esterilize o vidro: Lave-o com água e detergente. Forre o fundo de uma panela funda com um pano limpo, coloque dentro o vidro e cubra com água. Deixe ferver por 10 minutos. Em seguida junte a tampa, para também ser esterilizada, e ferva por mais 5 minutos. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre. Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

Prepare a conserva: Antes de mexer com as pimentas, besunte as mãos com óleo ou azeite, para protegê-las da ardência. Retire os cabinhos das pimentas e descarte aquelas que estiverem machucadas, com pintas pretas ou murchas. Lave-as em água corrente, uma a uma. Depois, coloque-as numa peneira para que sequem completamente. Coloque as pimentas no vidro esterilizado, em camadas, de acordo com sua preferência. Com a ajuda de um espetinho de madeira para churrasco, vá ajeitando as camadas. Acrescente as folhas de louro e os dentes de alho. À parte, misture o vinagre e o sal. Depois de preencher o recipiente com as pimentas, despeje o vinagre com sal até a boca e feche-o bem.

Dicas espertas

- Como o vinagre e o sal são conservantes naturais, sua conserva dura, fechada, por até 1 ano.
- Dê preferência ao vinagre branco – com acidez entre 4% e 6% – e ao sal refinado comum.
- Se você adicionar uma colher (sopa) de pinga à mistura de vinagre e sal, sua conserva ficará mais picante. E, para quem gosta da conserva bem ardida, vale substituir o vinagre por azeite de oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário