quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Não basta dizer que se é vegetariano.............. tem que saber fazer certo!!!!! Aqui esta o que você precisa saber para ser vegetariano.



Para cortar o consumo de carnes da dieta é preciso atenção aos hábitos alimentares, de forma a garantir todos os nutrientes essenciais ao organismo

Vegetariano é quem elimina completamente o consumo de carne, seja de boi, de frango, peixe, entre outras, apesar de o termo englobar também uma ampla variedade de práticas alimentares. No entanto, abolir o consumo de carne da alimentação diária não é uma tarefa simples e exige cuidados para que esta seja uma escolha saudável. Seja por razões religiosas, preocupação com os animais ou ideologia, o vegetarianismo tem sido considerado por muitas pessoas como uma opção viável à dieta alimentar, um novo estilo de vida. Mas, para adotar o vegetarianismo e ainda assim assegurar a ingestão de todos os nutrientes essenciais, é preciso cuidado. 

Tipos de vegetarianismo: A ausência de qualquer tipo de carne na dieta é o ponto comum entre todos os vegetarianos. Mas há diferentes correntes dentro dessa linha de alimentação. Conheça as principais:

- Ovolactovegetarianismo: Inclui ovos, leite e laticínios na alimentação.

- Lactovegetarianismo: Não permite ovos, porém inclui leite e laticínios no cardápio.

- Ovovegetarianismo: Aprova alimentos de origem vegetal e ovos, mas o leite e seus derivados são excluídos.

- Vegetarianismo estrito: Não inclui nenhum tipo de produto animal na alimentação. Até mesmo o mel e a gelatina (elaborada com proteína animal) são excluídos da dieta. Os indivíduos que seguem esta dieta também são conhecidos como vegetarianos puros. 

- Veganismo (ou vegan): Além de ser uma dieta vegetariana estrita, proíbe o uso de qualquer item de origem animal, como roupas de couro, lã e seda, assim como cosméticos testados em animais. 

- Frugivorismo: Seguem esta dieta os vegetarianos estritos que ingerem apenas frutos. O conceito de frutos, nesse caso, pode variar. Alguns adeptos consideram como frutos apenas aqueles doces e suculentos, como as maçãs, laranjas e bananas. Outros, porém, incluem vegetais como tomate, pepino, além das nozes e grãos. Há, ainda, os frugívoros que consomem vegetais folhosos e raízes em sua dieta. 

Quer adotar o vegetarianismo? Então siga as dicas:

- O segredo de cardápios vegetarianos é a combinação de alimentos que forneçam os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo na quantidade adequada, bem como o planejamento das refeições de forma a facilitar a absorção de alguns nutrientes. Por exemplo: prefira rechear a lasanha de verdura com molho vermelho. Isso porque o cálcio – presente no leite e, portanto, no molho branco – dificulta a absorção do ferro fornecido pela verdura escura. O ideal é combinar alimentos que contêm ferro com outros com grande quantidade de vitamina C, como completar a refeição que contém feijão, beterraba e vegetais verde-escuros com uma laranja ou suco de laranja, para, dessa maneira, potencializar a absorção do mineral!

- Busque orientação médica para assegurar que não falte nenhum nutriente ao seu organismo. Por exemplo, a vitamina B12 - importantíssima para a saúde – é encontrada principalmente nos alimentos de origem animal. No caso dos vegetarianos estritos pode haver falta desta vitamina, e o profissional poderá indicar sua suplementação. Os vegetarianos devem ter atenção, também, em relação à ingestão de cálcio, zinco e ferro. A deficiência de ferro pode de causar anemia.

Substituições espertas
Se você não consome carne, veja quais são os alimentos de origem não animal que fornecem os nutrientes adequados para a sua saúde: 

- Proteínas: As combinações de leguminosas e cereais, como feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, ervilha associados ao arroz, arroz integral e derivados do milho. 

- Vitamina B12: Cereais enriquecidos. 

- Ferro: Feijão, beterraba e vegetais verde-escuros, como couve e espinafre. O consumo de fontes de vitamina C como laranja, tomate, acerola e abacaxi – pode potencializar a absorção do ferro. 

Fique atento: 
Como há diversos tipos de vegetarianismo, que se diferenciam na forma como evitam os produtos de origem animal, é necessária uma abordagem individual para se avaliar a qualidade nutricional da alimentação de um vegetariano. Só assim é possível fazer um planejamento personalizado e seleção apropriada de alimentos. Por isso, é importante consultar um nutricionista, evitando riscos à saúde por deficiência de nutrientes, e promovendo, assim, desenvolvimento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário