domingo, 1 de dezembro de 2013

Supermercado com economia!






Veja como organizar as compras domésticas e evitar gastos desnecessários. A diferença você sente no final do mês!

Você vai ao supermercado para comprar apenas um produto e, quando se dá conta, está saindo com o carrinho cheio? Provavelmente, você acabou se empolgando e exagerou nos gastos. O pior é que o resultado desse excesso você sente nas contas do final do mês... Para controlar o orçamento doméstico e evitar despesas supérfluas, o segredo é planejamento e organização. Confira as dicas:

- Compre mensalmente os produtos de limpeza, latarias, congelados, mercearia e produtos não perecíveis. E adquira semanalmente apenas os itens perecíveis, como laticínios, hortaliças e frutas.

- Faça um cardápio do que será consumido em cada refeição para priorizar as compras de acordo com a necessidade.

- Faça uma lista dos produtos que precisa comprar e adquira apenas esses itens.

- Organize a lista por setor. Quanto menos andar pelo supermercado, menor será a tentação de consumir.

- Alimente-se antes de ir às compras. Com fome, os produtos alimentícios ficam mais atraentes, e você corre o risco de comprá-los sem necessidade.

- Pesquise entre os supermercados próximos à sua casa aquele que tem as melhores ofertas e preços, e acostume-se a fazer lá as compras semanais. Já para a mensal, vale a pena ir um pouco mais longe, desde que os preços sejam realmente baixos.

- Ao comprar produtos em promoção, verifique os prazos de validade. Às vezes, sua data de validade está próxima do vencimento.

- Se possível, deixe as crianças em casa. Ou, então, converse com elas e estabeleça um limite do que poderão pedir para comprar.

- Dê preferência às frutas, legumes e verduras da época para diminuir gastos. Fora da temporada elas custam mais caro e duram menos.

- Compare os preços dos produtos de higiene nos supermercados, farmácias e lojas de cosméticos.

- Procure as embalagens mais econômicas ao comprar produtos de higiene pessoal e limpeza. Verifique se há promoções do tipo: “Compre duas embalagens de sabão em pó e ganhe um amaciante”...

- Ao fazer as compras, leve uma calculadora para poder calcular o valor unitário dos produtos vendidos em pacotes. Assim, você poderá avaliar se o preço cobrado realmente vale a pena.

- Observe a relação entre custo e benefício. Às vezes um produto com valor 10% maior rende 30% a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário