domingo, 8 de dezembro de 2013

Molho de tomate gostoso e saudável






Facílimo de preparar, econômico e delicioso, o molho de tomate sempre faz sucesso. E se você quiser impressionar seus convidados em uma data especial, basta acrescentar algumas especiarias e deixar sua receita ainda mais saborosa!


Selecione o melhor tomate
- Os mais indicados para o preparo do molho são os pequenos e de forma alongada do tipo italiano. Prefira os bem maduros, que geralmente têm o sabor mais adocicado. Na hora da compra, escolha os mais firmes, com a cor vermelha viva, a pele lisa e brilhante, sem rachaduras e rugas.
- Para preparar um molho com pedaços, basta lavar os tomates frescos, descascá-los, retirar as sementes e picá-los em pedaços miúdos. Já para um molho cremoso e espesso, bata a polpa no liquidificador.
- Se preferir, use o tomate pelado, vendido em latas, no supermercado. É prático e dá um ótimo resultado.


Acabe com a acidez!
- Para o molho de tomate não ficar com sabor ácido, refogue-o com azeite de oliva ao invés de óleo comum.
- Se preferir, acrescente alguns pedaços de batata ou cenoura crua durante a fervura.
- Outra dica é acrescentar uma pitada de açúcar ao molho no final do cozimento.


Tempero é tudo!
- Capriche no uso de especiarias e ervas para deixar seu molho ainda mais gostoso. Noz-moscada, manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim, salsinha, cebolinha e louro vão superbem. Para quem gosta do sabor apimentado, a sugestão é acrescentar uma pitada de pimenta calabresa.


Acentue o sabor
- Adicione o sal ao molho apenas depois de pronto. Se você colocar antes, o sabor do sal ficará acentuado durante o cozimento.
- Refogue alho amassado e cebola picada em um pouco de azeite antes de acrescentar o tomate. Seu molho ficará com um sabor delicioso!
- Acrescente azeitonas picadas, alcaparras ou anchovas à sua receita e dê um toque de sofisticação à sua receita.
- Para enriquecer o molho, junte rodelas de linguiça, frango desfiado ou cubinhos de carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário