quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Leite integral, semidesnatado, pasteurizado... Você conhece as diferenças? Eu não sabia disso!



Já reparou como as geladeiras e prateleiras dos supermercados oferecem diversos tipos de leite? Para escolher aquele que atende melhor às suas necessidades, é importante conhecer suas propriedades, como teor de gordura e valor nutricional. Com base nestas informações você poderá optar pelo produto ideal para a sua saúde!

Em relação ao teor de gordura, os leites se classificam em:

- Integral:
O leite integral é uma excelente fonte de cálcio e proteínas, mas, para atender a esta classificação, deve conter, no mínimo, 3% de gordura.

- Semidesnatado:
O leite semidesnatado apresenta menor teor de gordura (de 0,6 a 2,9%). É considerado uma excelente fonte de cálcio e proteínas, pois mantém o mesmo teor destes nutrientes que o leite integral. É indicado para pessoas que queiram ingerir menos gordura para diminuição de peso corporal ou por problemas como colesterol alto no sangue.

- Desnatado:
O leite desnatado apresenta redução ainda maior no teor de gordura em relação ao semidesnatado: deve conter, no máximo, 0,5% de gordura. Este leite é indicado para pessoas que precisem ingerir ainda menos gordura para diminuição de peso corporal ou por problemas como colesterol alto no sangue. Apesar da diminuição de gordura, o leite desnatado mantém o mesmo teor de cálcio e proteínas que os demais tipos de leite.

Em relação aos métodos de processamento, os leites se classificam em:

- Pasteurizado:
É o leite que foi submetido ao tratamento térmico que consiste no aquecimento à temperatura de 72 a 75°C por 15 a 20 segundos, e refrigeração à temperatura de 2 a 5°C, sendo envasado em seguida. O objetivo da técnica é destruir micro-organismos causadores de doenças.

- Longa vida (UHT):
Durante o processo UHT, o leite é submetido a altas temperaturas e chega a alcançar 150°C em poucos segundos. Assim, elimina praticamente todos os micro-organismos – até mesmo as bactérias inofensivas. Tanto o processo UHT como sua forma de envasamento colaboram para que seu prazo de validade seja maior.

E atenção: 
A classificação dos leites em tipo A, B e C não existe mais. Agora você encontrará apenas o tipo A no mercado. Essa denominação variava de acordo com características do alimento, entre elas o lugar onde o leite era envasado. Mas, atualmente, todo leite é processado e embalado na própria fazenda leiteira, evitando que a bebida seja transportada crua e, assim, aumentando a chance de reprodução de micro-organismos nocivos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário