Que a cenoura tenha um efeito muito positivo sobre a saúde do corpo é um fato demonstrado: nem todos sabem, porém, que a sua ação também pode ser ótima para afastar as doenças causadas pelo frio. Quem teme a tosse, resfriado e catarro, de fato, não pode renunciar á estes vegetais alaranjados, que são ricos especialmente em minerais como fósforo, magnésio, manganês, potássio e ferro. Então, para dizer adeus de forma permanente ao catarro você pode preparar um xarope caseiro, que para ser realizado precisa de quatro colheres de sopa de mel e meio quilo de cenouras. As cenouras, depois de serem lavadas e descascadas, devem ser cortadas em fatias e colocadas em uma panela cheia de água fervente. Depois de ter atingido uma consistência bastante macia, tal que possa ser amassada com um garfo, a cenoura deve ser reduzida a uma polpa, até obter uma mistura com consistência de um creme: à este composto deve ser acrescentado o mel.
Depois de misturar os dois ingredientes com cuidado, o “xarope” assim obtido deve ser derramado em um frasco de vidro e, em seguida, guardado na geladeira: consumindo de três a quatro colheres de sopa por dia, você poderá apreciar os seus benefícios. Assim, então, você poderá tirar proveito de alguns dos muitos benefícios de cenouras, consideradas pelos cientistas um ingrediente natural que pode até mesmo prolongar a vida. O que é certo é que têm a capacidade de melhorar a fertilidade dos homens, e ao mesmo tempo de melhorar a qualidade do esperma: foi demonstrado por uma pesquisa que foi publicada na revista científica “Fertility and Sterility” fertilidade e esterilidade, conduzida por Jorge Chavarro, que verificaram que o consumo de cenoura pode melhorar de até 10% a qualidade do esperma.
No estudo, intitulado “Semen quality in relation to antioxidant intake in a healthy male population”, ou seja, ” A qualidade do sêmen em relação à ingestão de antioxidantes em uma população saudável do sexo masculino”, foi demonstrado que a ingestão regular de cenouras – bem como aquela de batata doce, melão e de todas as outras frutas amarelas e laranja – tem um efeito muito positivo sobre a fertilidade. Além disso, graças as cenouras você pode combater a obesidade infantil e na adolescência: foi provado também por uma pesquisa divulgada pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, que destacou os benefícios que as crianças poder desfrutar a partir de um consumo regular de cenouras, além que de brócolis ou espinafre.
Uma das razões pela qual vale a pena colocar as cenouras na sua alimentação e na sua dieta diária é o fato de que são saudáveis não somente cruas, mas também cozidas. Por exemplo, para absorver o beta-caroteno, que é um precursor da vitamina A, da melhor forma, a sugestão é consumir cenouras cozidas, possivelmente, temperadas com um pouco de azeite, porque o beta-caroteno é mais facilmente assimilados pelo corpo, se for cozinhado por um curto período de tempo.
A vitamina A, também, é liposolúvel, o que significa que deve ser sempre acompanhada de gorduras boas, como – de fato – o azeite extra-virgem. A verdade é que também a cenoura crua faz bem, porque a vitamina C deteriora-se com o calor e, de consequência, merece ser introduzida no corpo com alimentos não cozidos.
Além do xarope com mel contra tosse e catarro, então, as cenouras deveriam ser tomadas em qualquer época do ano, também por que são aliadas para beleza e da pele: foi demonstrado por uma pesquisa realizada na Escócia e publicada na Plos One, que provou depois de ter examinado os hábitos alimentares de algumas dezenas de crianças por um mês e meio, que o consumo regular de cenouras e vegetais alaranjados, vermelhos e amarelos dá uma aparência mais brilhante e mais relaxada da pele do rosto e de outras partes do corpo.
fonte: praticaemoderna.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário